PÓS GRADUAÇÃO "LATO-SENSU"

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS OFERECIDOS

Os Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu”, realizados pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais - CEPEMG, são programados de acordo com a Resolução nº 01 de 03/04/2001 do Conselho Nacional de Educação que fixa as condições de validade dos certificados de cursos de especialização e aperfeiçoamento e Resolução nº 01 de 08 de junho de 2007 que estabelece normas para funcionamento dos cursos de pós-graduação lato-sensu. Esses cursos são abertos à matrícula de graduados em nível superior com interesse na área de educação. Perfazem uma carga horária mínima de 360 h e apresentam corpo docente formado de professores competentes e titulados.

Processo de Avaliação

O processo de avaliação é definido pelo professor responsável de cada disciplina considerando-se o duplo critério da assiduidade e do aproveitamento, sendo condição de aprovação, de acordo com a Resolução 01 de 03/04/2001, que o aluno apresente:
  • freqüência mínima de 75 (setenta e cinco por cento) às atividades de cada disciplina;
  • aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento) dos pontos distribuídos sobre 100% (cem por cento), por disciplina.
Reprovação

Será considerado reprovado o aluno que não atender aos critérios de assiduidade e aproveitamento acima explicitados. Qualquer reprovação implica em que o aluno apenas receberá o certificado de conclusão do curso, após completar a disciplina em dependência. É importante ressaltar que o CEPEMG não se obriga a oferecer disciplinas isoladas. O aluno reprovado ficará pendente até que seja realizado um curso que ofereça a mesma disciplina em seu currículo.

Certificados

Os certificados de conclusão serão entregues após o encerramento do curso, tendo direito ao seu recebimento os alunos considerados aprovados e que apresentem comprovante de quitação das parcelas do curso.

Considerações Importantes

  • Os Cursos oferecidos pelo CEPEMG têm característica presencial, sendo, portanto, imprescindível, a participação do aluno no processo ensino-aprendizagem.
  • O horário dos Cursos deverá ser observado por todos os alunos, conforme especificação abaixo:
    · de 19h às 22h30 minutos, com intervalo de 15 minutos (de segunda a sexta-feira) ou;

    · de 8h às 12h e de 13h às 17h (sábado), conforme cronograma de cada curso.
  • Os trabalhos finais, quando solicitados pelo professor, deverão ser recolhidos pelo Representante de Turma e entregues à Secretária do CEPEMG na data estabelecida pelo professor.
  • Após a divulgação dos resultados, os alunos terão o prazo máximo de 15 dias para encaminhamento, junto à Coordenação, de quaisquer dúvidas de pedido de revisão.
  • Ao professor será dada autonomia para realizar chamada de acordo com critérios por ele estabelecidos.
  • O aluno que, por motivos variados, interromper o curso, deverá comunicar, por escrito, a coordenação, no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar de sua desistência.
  • O aluno que tiver freqüência inferior a 75% em cada disciplina, deverá cursá-la novamente, não havendo, portanto, abono de faltas.
  • No início do curso é entregue ao aluno um cronograma que poderá ser alterado diante de circunstâncias imprevistas.
  • Os problemas pedagógicos e de organização dos cursos deverão ser resolvidos com a respectiva coordenação dos mesmos.
  • Os problemas de pagamento deverão ser resolvidos com a presidência.

    Certificado CEPEMG junto ao INEP.